O Projeto Produtor de Água no Pipiripau foi apresentado, no dia 8 de novembro, em uma das sessões do Pavilhão Água e Clima, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP26).
O evento apresentou os casos vencedores da premiação Water ChangeMaker Awards, promovido pela Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês), na qual o Projeto Produtor de Água no Pipiripau conquistou o segundo lugar.
Para Jorge Werneck, Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que representou o Projeto no evento, vale destacar a importância do Projeto ter ficado em segundo lugar em premiação internacional tão relevante, pois ela reconhece ações e grupos que promovem mudanças na sociedade por meio de projetos relacionadas à água, e essas iniciativas foram selecionadas como exemplos para o mundo.
“Estar em uma sessão onde estão presentes grandes líderes mundiais, para discutir mudanças climáticas e o que pode ser feito para minimizar os seus impactos sobre as pessoas deve ser motivo de orgulho para todos os participantes do projeto, para o Distrito Federal e para o Brasil. Os sinais são claros de que estamos no caminho certo, trabalhando em parceria, com boa governança e com o envolvimento de todos”, relata Jorge.
O maior mérito foi ter o Projeto reconhecido como um caso de sucesso de aplicação da Gestão Integrada de Recursos Hídricos como instrumento de paz em bacias críticas, ultrapassando de forma positiva os limites inicialmente pensados para o Projeto e para o próprio Programa Produtor de Água.
O vídeo completo da sessão está disponível em https://youtu.be/1pqNi_k-VuM?t=13880. Para assistir à apresentação do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, acesse https://youtu.be/1pqNi_k-VuM?t=15400.