Representado pela produtora rural Fátima Kaiser Cabral, o projeto Produtor de Água do Pipiripau foi destaque durante a audiência pública remota realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta segunda-feira (22/03). Proposta pelo deputado Leandro Grass (Rede), a solenidade teve o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água, além de reconhecer ações, projetos e instituições que têm atuação significativa em relação à preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal.
Também participaram da mesa representantes de ações, projetos e instituições com iniciativas relevantes que estimulam a conservação de nascentes, o reaproveitamento e o uso racional da água no Distrito Federal. “A gente quer também reconhecer e homenagear o trabalho de todos os produtores e produtoras rurais que participam ou já participaram desse projeto” disse o parlamentar ao dar a palavra à representante do projeto Produtor de Água, Fátima Cabral.
“O Produtor de Água é vanguarda, premiado internacionalmente, um despertar gradual e constante das consciências, provando que sim: vale a pena preservar e dá lucro cuidar”, destacou a produtora rural, mencionando a premiação recebida em janeiro passado, quando o projeto obteve a segunda colocação do prêmio internacional “Water ChangeMaker Awards”, concorrendo com 340 propostas de mais de 80 países.
A presidente da Emater-DF Denise Fonseca também fez menção à premiação. Participante do programa Produtor de Água do Pipiripau, a Emater-DF também teve espaço na mesa de debates. “Nosso objetivo é garantir uma produção sustentável, que garanta renda, ocupação e a saúde alimentar da população sem a destruição de nossos recursos hídricos e do meio ambiente”, ressaltou a presidente da empresa.
“Muita coisa tem sido feita, mas ainda há um caminho longo para a educação e consciência a cerca dos recursos hídricos”, disse Leandro Grass, que é também presidente da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Câmara Legislativa. Na ocasião, o deputado disse que apresentará à Câmara moções de louvor aos projetos participantes da solenidade e, quando aprovadas, encaminhará as moções a cada participante.
Marcaram presença na solenidade remota, além do projeto Produtor de Água do Pipiripau e a Emater-DF, a estudante Fernanda de Almeida, representando o Projeto Piscicultura na Escola do Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (CED PAD-DF), Denise Agostinho do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF, o coordenador da Associação Ocupe o Lago Marcelo Ottoni, o presidente da Associação SOS Ribeirão Raimundo Pereira Barbosa, o representante do Movimento Ecos do Cerrado Edimir Moreira, o representando o Movimento Ceilândia Mais Verde Angelo Márcio de Oliveira, a presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (Condema) da Candangolândia professora Maria Rosane Marques, representante do projeto Salve Nossas Nascentes de São Sebastião Waldir Cordeiro, do projeto Vida & Água para as Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) da Universidade de Brasília, o professor Perci Coelho de Souza e a representante do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar Mirian Regina Patzlaff.
Interessados podem ainda acessar a audiência, que ficou gravada e disponível no canal do Youtube da Câmara Legislativa, TV Web.