Após conhecer o programa em uma apresentação feita por um projeto da Unesco, representantes cubanos agendaram a visita ao Brasil.
Quatro representantes do Ministério da Agricultura e do Ministério do Meio Ambiente de Cuba estiveram essa semana em Brasília para conhecer de perto o Programa Produtor de Águas. A visita teve início nessa segunda-feira (6) com visita à WWF e mais tarde com as boas vindas do presidente da Emater-DF. Seguiu por propriedades de produtores participantes e alguns outros parceiros do programa, e finalizou nessa sexta-feira (10) com a participação da comitiva na reunião ordinária da Unidade de Gestão do Projeto (UGP), que reúne todos os parceiros envolvidos em grupos de trabalho.
Para Iclea Almeida, engenheira ambiental da Emater-DF a visita mostra que o programa se tornou vitrine para outros países “Essas visitas são muito importantes pra que possamos perceber que estamos no caminho certo na questão da conservação e de solos e água”, disse a extensionista.
Marta Paula Ricardo do Ministério da Agricultura considerou a visita proveitosa. “Ainda não temos em Cuba uma estrutura como a de Emater, e pudemos perceber como é interessante a atuação no programa” disse Marta. “Hoje há um trabalho com empresa de pesquisa agropecuária e temos também um projeto similar ao Produtor de Águas, mas com foco na conservação de solos”, completa a representante cubana.