O Diretor Presidente da Adasa, Vinicius Benevides, entregou hoje, durante evento na propriedade de um produtor de água do Núcleo Rural Taquara um cheque simbólico de R$ 3.387,11 à produtora rural Fátima Cabral do Núcleo Rural Pipiripau. Na mesma ocasião, foi assinado o contrato de adesão ao Programa Produtor de Água nº 01/2015. O documento foi assinado pelo produtor Daniel José Pires, pelo Presidente da Adasa, e, pelo governador Rodrigo Rollemberg, como testemunha.
“O Programa Produtor de Água, realidade para os produtores e uma conquista da sociedade, beneficiária final do projeto, pela maior oferta de produtos agrícolas e pela disponibilidade de água para consumo humano”, salientou o Governador. A rede de parceiros criada pelo programa, com 18 instituições, reúne esforços e recursos dos governos federal e distrital, além de organizações não governamentais e o terceiro setor, é um exemplo para todo o País, e os resultados já são palpáveis, disse Rollemberg.
Vinicius Benevides salientou que além de promover o pagamento por serviços ambientais, o projeto –coordenado pela Adasa – realiza ações de conservação de solo, reflorestamento, educação ambiental, monitoramento ambiental e dos resultados e, em breve, atuará na revitalização do canal de irrigação Santos Dumont.
Devanir Garcia dos Santos, representante da Agência Nacional de Águas – ANA, em nome dos parceiros, falou sobre o desenvolvimento do
projeto, salientando que o programa reconhece os produtores rurais como um parceiro e guardião das atividades realizadas, com foco no aumento da quantidade e qualidade da água.
O Secretário da Agricultura, José Guilherme, disse que o evento foi uma excelente oportunidade para que o Governador pudesse ver de perto os resultados dos investimentos que vêm sendo realizados na bacia do Pipiripau.
Rodinaldo Xavier, produtor de água, ressaltou que todos estão imbuídos no compromisso de realizar ações preventivas para evitar a escassez de água. Fátima Cabral reforçou esta preocupação e ressaltou que, apesar de o dinheiro ser bem vindo, o principal atrativo para os agricultores continua sendo o amor pela natureza.