Ocupando uma área total de 23.527 hectares, a bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se no Nordeste do Distrito Federal na divisa com o município de Formosa/GO. A maior parte da área bacia localiza-se no Distrito Federal (90,3%), sendo que a região que abriga a nascente do curso principal localiza-se em Goiás.

Nesta bacia concentram-se diversas atividades de interesse da sociedade, tais como produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação de água para abastecimento humano. As áreas de agricultura somam, no total, uma área de 13.337 ha (71% da bacia).

Devido às características rurais da região, a população economicamente ativa está envolvida com a agricultura. Identificam-se na bacia proprietários e arrendatários com renda mais elevada, e trabalhadores rurais e agregados ou temporários de baixa renda.

A presença do manancial de água representado pelo Ribeirão Pipiripau e da Estação Ecológica de Águas Emendadas nessa Região Administrativa tornam o meio ambiente local bastante suscetível a pressões de vários tipos, sendo necessárias medidas preventivas sistemáticas e conjugadas entre vários atores para manter o equilíbrio ecológico. O risco ambiental nessa área é agravado por se tratar de uma das Regiões Administrativas de menor poder aquisitivo e de uso predominantemente agrícola.

2014 Portal - Produtor de Água do Pipiripau.